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II SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DA INFÂNCIA

Infância e Educação: velhos e novos desafios
30 de novembro a 02 de dezembro de 2010

Apresentação

A Faculdade Católica de Uberlândia, através do Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar da Infância, organiza o II Seminário Interdisciplinar da Infância.

No decorrer da história do pensamento ocidental, passando pela perspectiva grega, helenista e medieval notamos que, segundo Araújo (2005, p. 59) “a criança vista como indivíduo sempre percorreu a história do homem, bem como a defesa de que sua educação é central na configuração da sociabilidade humana”. Contudo, já no renascimento e início da modernidade este modo de se pensar a criança começa a ser alterado, pois para ARAÚJO (2005) e GUIDO (2002) este é o período em que a relação entre infância-educação permitiu a descoberta das peculiaridades do ser criança, mas esta distinção foi efetuada a partir da ótica do adulto, desconsiderando assim as experiências do mundo infantil.

Com o surgimento das ciências humanas – Antropologia, Sociologia, Psicologia, História – o desenvolvimento de investigações a respeito do sentimento de infância ganha relevância notável, e com isso, a partir de meados do século XIX e metade do séc. XX, ganham força os estudos sobre a infância em diversas áreas do saber. A diversificação do conhecimento em vários campos específicos, advinda deste período, contribuiu para fragmentar a infância, de acordo com os campos de estudos e pesquisa e aprisionar o outro (criança), a partir da lógica e da compreensão do pesquisador. Com isso, o próprio pesquisador tornou-se um sujeito fragmentado e os pressupostos de cientificidade desses campos deram aos pesquisadores e estudiosos a crença ou confiança de terem encontrado um saber absoluto.

Nesse sentido, este evento, ao priorizar a reflexão da infância numa perspectiva interdisciplinar, visa compreender a infância numa perspectiva totalizante e abandonar o pressuposto implícito de se encontrar um conceito de verdade, que se deve prevalecer do ponto de vista de um saber absoluto, pois se trata de evidenciar a multiplicidade das formas de manifestações do saber. Por fim, assumir o princípio da contradição, ou seja, possibilitar a descrição do mundo dado sob diversas formas, visto que a descrição é sempre realização de determinado observador. 

Assim sendo, diante dessas questões, o evento, em sua segunda edição, propõe-se a refletir em forma de mesas redondas as seguintes temáticas: Infância e Temporalidade, Infância e Linguagem, Infância e História, Infância e Desenvolvimento, e Infância e Instituições. A outra atividade será na forma de apresentação de trabalhos, a partir dos seguintes eixos: Infância, Educação e Espaços educativos; Infância, Trabalho e Instituições; Infância, Direitos e Violência, e Infância, Expressividade e Linguagem.

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